Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012


LEITURA E ESCRITA

Não tive boas experiencias com respeito a leitura e escrita na minha infância  pois na época os professores eram muito rígidos. Sou ainda da época que o professor ia dar aula de terno e gravata, mas os professores eram muito respeitados nessa época e os pais eram muito mais rígidos com os seus filhos. Tinha uma vontade incrível de ir para a escola, pois já tinha os meus irmãos mais velhos que estudavam. Fiz o primário em uma escola de sítio, e logo no começo eu não tinha conhecimento da disciplina  escolar, achei que a escola era um lugar que poderia brincar, conversar, contar histórias, escrever, ler, desenhar e assim por diante. Mas a minha surpresa chegou logo, pois já na primeira semana tomei um puxão de orelha que me fez levantar da cadeira. Os colegas da classe permaneceram calados como se nada tivesse acontecido pois na mesma classe tinha alunos do primeiro, segundo e terceiro ano, sendo que eu era o mais novo e talvez todos já tivesse passado por essa triste experiencia. O professor sempre pedia que os alunos lessem só com o pensamento, para não atrapalhar os demais,  e como eu ainda não sabia ler, achava aquilo tudo muito chato fazendo com que aquele sonho de que a escola era um espaço alegre e divertido tinha se tornado um espaço chato e deprimente. Não queria ir mais a escola, preferia olhar os desenhos da cartilha caminho suave em casa e escutar as histórias que meus irmãos liam. Como minha mãe não deixou isso acontecer fui obrigado a voltar pra sala de aula, mais tinha muito medo do professor e não queria perguntar nada a ele, e com isso fui perdendo o desejo de aprender e quando o professor chegava perto eu começava a entrar em desespero. Fui aprender a ler depois da quinta serie com a ajuda de colegas, e ai comecei a ler gibis e outros artigos. Depois da quinta serie tive uma professora de ciências  Dona Leonor, que supriu todas as lacunas e defasagem que faltava, pois alem de dar aulas de ciências dava aula de musica, coral, teatro e desenho. Foi a partir dai que comecei a me interessar por ciências e musica, hoje sou regente de uma orquestra sou professor de física matemática e ciências e gosto muito de ler artigos científicos e nas horas vagas tocar algum instrumento.
Por Edmilson Moreira Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário